Dario Franchitti vence e diminui a diferença no campeonato.




Piloto escocês vence em estratégia diferente no pit após não trocar pneus.

Na noite deste sábado (28) foi realizada a 14ª etapa do campeonato da Fórmula Indy no Chicagoland Speedway. Após uma corrida de intensas disputadas do início ao final da prova, Dario Franchitti venceu sua terceira corrida na temporada após uma tática diferente no pit em sua última parada, quando a equipe Chip Ganassi decidiu por não realizar a troca de pneus. Com este resultado, Dario diminuiu para 23 pontos a sua diferença em relação ao líder do campeonato, o australiano Will Power, permanecendo na segunda colocação na classificação geral.

Em segundo lugar chegou o Dan Wheldon com o carro da Panther Racing, seguido de Marco Andretti da equipe Andretti Autosport completando o pódio na terceira colocação. Dois companheiros de equipe de Marco chegaram na quarta e quinta colocações respectivamente, Ryan Hunter Reay e Tony Kanaan. O piloto do carro Nº 11 foi o melhor brasileiro na prova de Chicago.

Na seqüência, Hélio Castroneves cruzou a linha de chegada na sexta posição, melhor carro da equipe Penske. Justin Wilson foi o sétimo, com Scott Dixon em oitavo. Vitor Meira foi mais um brasileiro no Top10, finalizando a corrida em nono, com Graham Rahal em décimo.

Entre os demais pilotos brasileiros apenas Mario Moraes com o carro da KV Racing Technology concluiu este Grande Prêmio. Bia Figueiredo que voltou a categoria nesta etapa completou apenas 82 voltas depois de um toque no muro da curva quatro. Raphael Matos se envolveu em um acidente logo no início.

Foto: Jim Haines
Pódio em Chicagoland Speedway: Dan Wheldon (2º), Dario Franchitti (1º) e Marco Andretti (3º)

Durante a largada, Ryan Briscoe manteve a liderança da prova, seguido de Marco Andretti que após uma belíssima largada, pulou de sexto para segundo. Na quinta passagem em bandeira verde, aconteceu o primeiro acidente da corrida. O sul-africano Tomas Scheckter que estreava na equipe Conquest Racing e o brasileiro Raphael Matos da De Ferran Dragon Racing se envolveram em um acidente, ocasionando a primeira bandeira amarela da prova.

A relargada aconteceu na volta 16 e a liderança se manteve com Ryan Briscoe, mas sendo muito pressionado pelo norte-americano Marco Andretti. Essa briga continuou mesmo depois da primeira parada nos pits para a troca de pneus e o reabastecimento. Esta janela de pit-stop teve início a partir da volta 55.

Durante a volta 78, Bia Figueiredo acabou escapando do traçado na curva quatro e acabou raspando no muro de proteção, ocasionando a segunda bandeira amarela. Devido a esta amarela, os pilotos que vinham nas primeiras colocações optaram por antecipar a segunda janela de pit-stop. No pit-lane, os companheiros de equipe Ernesto Viso e Takuma Sato se tocaram, com o venezuelano levando a pior e abandonando a corrida devido a sua suspensão quebrada. Ainda em bandeira amarela, o brasileiro Vitor Meira, Hideki Mutoh e Alex Tagliani se envolveram em um acidente, prolongando esta bandeira amarela.

O diretor de prova agitou a bandeira verde na volta 91, Sarah Fisher que não parou no pit-stop na segunda janela, estava na liderança da corrida, mas logo foi ultrapassada por Ryan Briscoe. Sarah se manteve na segunda posição até a volta 113 quando fez sua parada nos boxes. A esta altura do Grande Prêmio, Ryan Briscoe disputava a ponta com seu companheiro de equipe Will Power.

Na volta 136, Ryan Briscoe que estava na liderança da prova fez a sua terceira parada no pit para o reabastecimento e troca de pneus. Os pilotos que estavam no Top10 realizaram a parada nas voltas seguintes.

Foto: Jim Haines
Durante boa parte da corrida três carros estiveram lado a lado em Chicago

Após essa terceira janela de reabastecimento, Dan Wheldon vinha pela liderança da corrida defendendo a posição contra o australiano Will Power. O líder do campeonato assumiu a liderança da prova na volta 160. A terceira bandeira amarela apareceu na volta 170 após o inglês Alex Lloyd rodar na saída da curva quatro. Todos os pilotos aproveitaram esta amarela para realizar o último reabastecimento, mas nem todos optaram pela troca de pneus.

Na volta dos pits, o escocês Dario Franchitti que estava em oitavo lugar assumiu a liderança da corrida depois de um belo trabalho da equipe Chip Ganassi no reabastecimento. Dario optou por não trocar pneus para ganhar estas posições. A bandeira verde foi agitada na volta 177 com Dario Franchitti e Will Power disputando a primeira colocação.

Foto: Jim Haines
Alex Lloyd ocasionou a terceira e última amarela da noite no oval que fica na cidade de Joliet

Faltando apenas cinco voltas para o término da corrida, Will Power que estava na terceira colocação foi obrigado a fazer uma rápida parada no pit para mais um reabastecimento.

Foto: Jim Haines
Power parecia não acreditar que tinha que fazer uma parada extra no pit para reabastecer.

A próxima etapa do campeonato da Fórmula Indy acontece neste próximo sábado (04/09) em Kentucky, mais uma prova noturna realizada em circuito oval.

Foto: Jim Haines
Dario Franchitti venceu três provas no ano: Indianápolis, Mid-Ohio e Chicago

Confira a classificação final do GP de Chicago

P

Piloto

Piloto

Diferença

Dario Franchitti

Chip Ganassi

--.----

Dan Wheldon

Panther Racing

0s0423

Marco Andretti

Andretti Autosport

0s1051

Ryan Hunter-Reay

Andretti Autosport

0s1631

Tony Kanaan

Andretti Autosport

0s3408

Helio Castroneves

Penske

0s4868

Justin Wilson

Dreyer & Reinbold Racing

0s5953

Scott Dixon

Chip Ganassi

0s9137

Vitor Meira

A J Foyt Enterprises

0s9588

10º

Graham Rahal

Newman Haas Racing

0s9841

11º

Ryan Briscoe

Penske

1s0185

12º

Bertrand Baguette

Conquest Racing

1s0833

13º

Hideki Mutoh

Newman Haas Racing

1s3042

14º

Danica Patrick

Andretti Autosport

1s5658

15º

Sarah Fisher

Sarah Fisher Racing

+ 1 volta

16º

Will Power

Penske

+ 1 volta

17º

Mario Moraes

KV Racing Technology

+ 1 volta

18º

Davey Hamilton

De Ferran Dragon Racing

+ 1 volta

19º

Milka Duno

Dale Coyne Racing

+ 3 voltas

Não completaram a prova:

20º

Ed Carpenter

Vision – Panther Racing

+ 21 voltas

21º

Jay Howard

Sarah Fisher Racing

+ 38 voltas

22º

Alex Lloyd

Dale Coyne Racing

+ 38 voltas

23º

Simona de Silvestro

HVM Racing

+ 50 voltas

24º

Ana Beatriz

Dreyer & Reinbold Racing

+ 112 voltas

25º

Alex Tagliani

FAZZT Race Team

+ 115 voltas

26º

Takuma Sato

KV Racing Technology

+ 120 voltas

27º

Ernesto Viso

KV Racing Technology

+ 120 voltas

28º

Tomas Scheckter

Conquest Racing

+ 196 voltas

29º

Raphael Matos

De Ferran Dragon Racing

+ 196 voltas

7 comentários:

eduardo urashima disse...

Na minha opinião, a melhor prova da Izod IndyCar em 2010!

Anônimo disse...

Estranho como era fácil ultrapassar no meio do pelotão mas era dificílimo ultrapassar para conquistar a liderança. A corrida poderia ter mais 500 voltas que duvido que o Dario perderia a liderança da prova se os pneus e combustível durassem.

Anônimo disse...

Vou te contar porque o pessoal não conseguiu ultrapassar o Dario: ele é simplesmente o melhor piloto da categoria hoje. (não conta pra ninguém....)

Alexandre Lourenço disse...

É verdade , eu acho ele o melhor piloto , mas esse título de 2010 é do Power depois da atuação dele ontem.

John Paul Jr. disse...

Sinceramente, não cosigo ver diferença entre Power e Franchitti, os dois estãono auge.

Anderson disse...

FRanchitti tem o mesmo desempenho em ovais e mistos. Will Power é ótimo nos mistos e nos ovais não tem bons resultados.

Sobre a corrida, foi ótima. Essa deveria continuar sendo a última do campeonato.

A ultrapassagem no meio do pelotão é mais fácil pois tem mais carros a frente fazendo vácuo. Quando é pela lideraça, o cara tira o carro do vácuo e vai de frente a uma "barreira de ar". Isso faz ficar muito difícil passar pela liderança.

É fácil de perceber como o vácuo faz diferença. Depois de um dos pit stops, os carros estavam espalhados na pista, não não lembro a ordem. Só sei que tinham 2 bem mais a frente que os outros. Em poucas voltas já estavam todos juntos.

Alexandre Lourenço disse...

Se realmente Chicago sair fora, gostaria de um super speedway no calendário por que em 2012 teremos motores turbo e ai vai ficar chique, pode ser Michigan ou Fontana .

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics