Em segundo lugar chegou o Dan Wheldon com o carro da Panther Racing, seguido de Marco Andretti da equipe Andretti Autosport completando o pódio na terceira colocação. Dois companheiros de equipe de Marco chegaram na quarta e quinta colocações respectivamente, Ryan Hunter Reay e Tony Kanaan. O piloto do carro Nº 11 foi o melhor brasileiro na prova de Chicago.
Na seqüência, Hélio Castroneves cruzou a linha de chegada na sexta posição, melhor carro da equipe Penske. Justin Wilson foi o sétimo, com Scott Dixon em oitavo. Vitor Meira foi mais um brasileiro no Top10, finalizando a corrida em nono, com Graham Rahal em décimo.
Entre os demais pilotos brasileiros apenas Mario Moraes com o carro da KV Racing Technology concluiu este Grande Prêmio. Bia Figueiredo que voltou a categoria nesta etapa completou apenas 82 voltas depois de um toque no muro da curva quatro. Raphael Matos se envolveu em um acidente logo no início.
Durante a largada, Ryan Briscoe manteve a liderança da prova, seguido de Marco Andretti que após uma belíssima largada, pulou de sexto para segundo. Na quinta passagem em bandeira verde, aconteceu o primeiro acidente da corrida. O sul-africano Tomas Scheckter que estreava na equipe Conquest Racing e o brasileiro Raphael Matos da De Ferran Dragon Racing se envolveram em um acidente, ocasionando a primeira bandeira amarela da prova.
A relargada aconteceu na volta 16 e a liderança se manteve com Ryan Briscoe, mas sendo muito pressionado pelo norte-americano Marco Andretti. Essa briga continuou mesmo depois da primeira parada nos pits para a troca de pneus e o reabastecimento. Esta janela de pit-stop teve início a partir da volta 55.
Durante a volta 78, Bia Figueiredo acabou escapando do traçado na curva quatro e acabou raspando no muro de proteção, ocasionando a segunda bandeira amarela. Devido a esta amarela, os pilotos que vinham nas primeiras colocações optaram por antecipar a segunda janela de pit-stop. No pit-lane, os companheiros de equipe Ernesto Viso e Takuma Sato se tocaram, com o venezuelano levando a pior e abandonando a corrida devido a sua suspensão quebrada. Ainda em bandeira amarela, o brasileiro Vitor Meira, Hideki Mutoh e Alex Tagliani se envolveram em um acidente, prolongando esta bandeira amarela.
O diretor de prova agitou a bandeira verde na volta 91, Sarah Fisher que não parou no pit-stop na segunda janela, estava na liderança da corrida, mas logo foi ultrapassada por Ryan Briscoe. Sarah se manteve na segunda posição até a volta 113 quando fez sua parada nos boxes. A esta altura do Grande Prêmio, Ryan Briscoe disputava a ponta com seu companheiro de equipe Will Power.
Na volta 136, Ryan Briscoe que estava na liderança da prova fez a sua terceira parada no pit para o reabastecimento e troca de pneus. Os pilotos que estavam no Top10 realizaram a parada nas voltas seguintes.
Após essa terceira janela de reabastecimento, Dan Wheldon vinha pela liderança da corrida defendendo a posição contra o australiano Will Power. O líder do campeonato assumiu a liderança da prova na volta 160. A terceira bandeira amarela apareceu na volta 170 após o inglês Alex Lloyd rodar na saída da curva quatro. Todos os pilotos aproveitaram esta amarela para realizar o último reabastecimento, mas nem todos optaram pela troca de pneus.
Na volta dos pits, o escocês Dario Franchitti que estava em oitavo lugar assumiu a liderança da corrida depois de um belo trabalho da equipe Chip Ganassi no reabastecimento. Dario optou por não trocar pneus para ganhar estas posições. A bandeira verde foi agitada na volta 177 com Dario Franchitti e Will Power disputando a primeira colocação.
Faltando apenas cinco voltas para o término da corrida, Will Power que estava na terceira colocação foi obrigado a fazer uma rápida parada no pit para mais um reabastecimento.
A próxima etapa do campeonato da Fórmula Indy acontece neste próximo sábado (04/09) em Kentucky, mais uma prova noturna realizada em circuito oval.
Confira a classificação final do GP de Chicago
| P | Piloto | Piloto | Diferença |
| 1º | Dario Franchitti | Chip Ganassi | --.---- |
| 2º | Dan Wheldon | Panther Racing | 0s0423 |
| 3º | Marco Andretti | Andretti Autosport | 0s1051 |
| 4º | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 0s1631 |
| 5º | Tony Kanaan | Andretti Autosport | 0s3408 |
| 6º | Helio Castroneves | Penske | 0s4868 |
| 7º | Justin Wilson | Dreyer & Reinbold Racing | 0s5953 |
| 8º | Scott Dixon | Chip Ganassi | 0s9137 |
| 9º | Vitor Meira | A J Foyt Enterprises | 0s9588 |
| 10º | Graham Rahal | Newman Haas Racing | 0s9841 |
| 11º | Ryan Briscoe | Penske | 1s0185 |
| 12º | Bertrand Baguette | Conquest Racing | 1s0833 |
| 13º | Hideki Mutoh | Newman Haas Racing | 1s3042 |
| 14º | Danica Patrick | Andretti Autosport | 1s5658 |
| 15º | Sarah Fisher | Sarah Fisher Racing | + 1 volta |
| 16º | Will Power | Penske | + 1 volta |
| 17º | Mario Moraes | KV Racing Technology | + 1 volta |
| 18º | Davey Hamilton | De Ferran Dragon Racing | + 1 volta |
| 19º | Milka Duno | Dale Coyne Racing | + 3 voltas |
| Não completaram a prova: | |||
| 20º | Ed Carpenter | Vision – Panther Racing | + 21 voltas |
| 21º | Jay Howard | Sarah Fisher Racing | + 38 voltas |
| 22º | Alex Lloyd | Dale Coyne Racing | + 38 voltas |
| 23º | Simona de Silvestro | HVM Racing | + 50 voltas |
| 24º | Ana Beatriz | Dreyer & Reinbold Racing | + 112 voltas |
| 25º | Alex Tagliani | FAZZT Race Team | + 115 voltas |
| 26º | Takuma Sato | KV Racing Technology | + 120 voltas |
| 27º | Ernesto Viso | KV Racing Technology | + 120 voltas |
| 28º | Tomas Scheckter | Conquest Racing | + 196 voltas |
| 29º | Raphael Matos | De Ferran Dragon Racing | + 196 voltas |






7 comentários:
Na minha opinião, a melhor prova da Izod IndyCar em 2010!
Estranho como era fácil ultrapassar no meio do pelotão mas era dificílimo ultrapassar para conquistar a liderança. A corrida poderia ter mais 500 voltas que duvido que o Dario perderia a liderança da prova se os pneus e combustível durassem.
Vou te contar porque o pessoal não conseguiu ultrapassar o Dario: ele é simplesmente o melhor piloto da categoria hoje. (não conta pra ninguém....)
É verdade , eu acho ele o melhor piloto , mas esse título de 2010 é do Power depois da atuação dele ontem.
Sinceramente, não cosigo ver diferença entre Power e Franchitti, os dois estãono auge.
FRanchitti tem o mesmo desempenho em ovais e mistos. Will Power é ótimo nos mistos e nos ovais não tem bons resultados.
Sobre a corrida, foi ótima. Essa deveria continuar sendo a última do campeonato.
A ultrapassagem no meio do pelotão é mais fácil pois tem mais carros a frente fazendo vácuo. Quando é pela lideraça, o cara tira o carro do vácuo e vai de frente a uma "barreira de ar". Isso faz ficar muito difícil passar pela liderança.
É fácil de perceber como o vácuo faz diferença. Depois de um dos pit stops, os carros estavam espalhados na pista, não não lembro a ordem. Só sei que tinham 2 bem mais a frente que os outros. Em poucas voltas já estavam todos juntos.
Se realmente Chicago sair fora, gostaria de um super speedway no calendário por que em 2012 teremos motores turbo e ai vai ficar chique, pode ser Michigan ou Fontana .
Postar um comentário