Decisões certas no final colocaram Meira em nono lugar em “corrida errada”

Envolvido em dois acidentes, Vitor vê problemas serem compensados com “volta por cima”

O brasileiro da A.J. Foyt saiu da 14ª etapa, na noite brasileira de sábado (28) no Chicagoland Speedway, com o nono lugar, depois de largar em 24º. Dos que disputam regulamente o campeonato, foi ele o piloto que mais ganhou posições na tabela de classificação geral – três, que o devolveram à 12ª posição.

“Hoje, vou dormir com a minha consciência tranquila”, resumiu Meira, que esteve entre os 10 primeiros nas quatro últimas corridas da Indy em ovais curtos. “A corrida inteira foi errada, a nossa estratégia esteve desfavorável durante todo o tempo. Acabei perdendo o aerofólio dianteiro duas vezes. A gente não conseguiu trabalhar no carro para melhorar, passamos todo o tempo procurando recuperar o tempo perdido. Foi complicado”.

Meira acabou envolvido em dois acidentes no GP de Chicago. O primeiro, na quinta das 200 voltas. “Alguém errou, todo mundo à minha frente foi freando e eu acabei acertando a traseira do carro da Bia”, descreveu o piloto. Com o pit stop imprevisto para troca o aerofólio dianteiro, avariado, voltou à pista em último entre os 27 remanescentes – Tomas Scheckter e Raphael Matos abandonaram na batida.

A nova avaria ocorreu na 85ª volta, quando a direção de prova preparava a relargada depois da segunda intervenção do carro de segurança, motivada por uma batida leve da própria piloto brasileira num muro. “Íamos relargar, todo mundo começou a frear, de repente eu fui para fora, o (Alex) Tagliani veio e bateu no meu carro. Ele começou a rodar para cima de mim e acabou me acertando, nem ele e nem eu conseguimos parar. Fui trocar o bico de novo”, contou.

O piloto considerou ter contado com a sorte por não ter abandonado. “Em qualquer circuito oval, se toca carro com carro, o normal é o piloto ficar fora e ter de ir para casa mais cedo. Felizmente, nos dois casos, consegui continuar, mas o prejuízo naqueles momentos foi grande. A gente não estava tendo sucesso com o modo como vinha tentando recuperar o tempo perdido. Não foi culpa de ninguém, eu me incluo nisso. Estávamos errando”, narrou.

Depois de liderar seis voltas da corrida, em dois momentos distintos, por conta dos momentos distintos em que foi para os boxes para seus pit stops, Meira identificou um momento diferente na corrida nas últimas 50 das 200 voltas do GP de Chicago. “Os erros ficaram para trás, começamos a acertar muito. Paramos e completamos o tanque de combustível. Muitos não trocaram pneus, nós trocamos. As decisões do fim da corrida foram precisas”, apontou.

Alheio às circunstâncias que marcaram sua participação na movimentada corrida, vencida pelo escocês Dario Franchitti, Meira afirmou que estar entre os 10 primeiros colocados era algo que via como objetivo viável momentos antes da largada. “Depois das coisas que aconteceram, não imaginei que a gente poderia chegar bem. Fizemos nosso papel, demos a volta por cima mesmo com todos os problemas que aconteceram. Estou feliz”, concluiu.

4 comentários:

Anônimo disse...

Até q o nono lugar foi bom... quem não deve ter ficado mto safisteito foram "a lenda" AJ Foyt e Larry Foyt, após desembolsarem dois bicos...

Alexandre Lourenço disse...

Oras esses dois não podem reclamar de naa por que o Vitor não teve culpa no toque com o Tagliani e o Vitor ja deve ta de saco cheio dessa equipe de terceira, quero ver o Vitor numa KV, HVM, ou DDR em 2011.

Christian Fortunato disse...

Venho falando a muito tempo que o Vitor merece algo melhor. Apesar dos incidentes que ele se envolveu e pelo grande número de paradas, esse nono lugar foi um bom resultado por piloto brasilense.
E concondo totalmente com o Alexandre, já está na hora do Vitor ocupa umas das três vagas na KV Racing, pois seus pilotos não corresponderam diante das expectativas em 2010.

Anônimo disse...

Vitor Meira é o cara (por causa dele a Band transmite a Indy já que o pai dele é diretor lá...)

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics