Neste domingo foi realizado o Grande Prêmio de Sonoma, 13ª etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy. Pela quinta vez no ano, a vitória ficou com o australiano Will Power da equipe Penske. O piloto do carro Nº 12 largou na pole-position e só perdeu a liderança da prova durante as paradas para o reabastecimento e troca de pneus.
A segunda colocação ficou com o neozelandês Scott Dixon da Chip Ganassi. O grande rival de Power na temporada, o escocês Dario Franchitti foi o terceiro a cruzar a linha de chegada e se manteve na segunda colocação do campeonato, mas agora com 59 pontos de diferença para Power.
Os companheiros de equipe de Power, Ryan Briscoe e Helio Castroneves chegaram na quarta e quinta colocação respectivamente. Justin Wilson foi o sexto colocado.
O brasileiro Tony Kanaan foi o sétimo, seguido de seu companheiro de equipe, Ryan Hunter Reay em oitavo. Graham Rahal foi o nono e Alex Lloyd completou a prova em décimo.
Entre os demais brasileiros, Mario Moraes ficou com a 11ª colocação e Vitor Meira foi o 15º. O mineiro Raphael Matos não completou a prova devido a um acidente.
Logo na largada, um susto, após o início da prova onde os pilotos estavam totalmente desalinhados, Dan Wheldon tocou no belga Bertrand Baguette e acabou capotando. A bandeira amarela foi agitada imediatamente. A relargada aconteceu na volta cinco sem nenhum problema.
Na parte inicial da prova o momento de mais emoção aconteceu em torno da volta 18 quando o canadense Alex Tagliani que vinha pela quarta colocação começou a ter problemas na pressão de seu pneu, segurando seus adversários até quando pode, mas na seqüência seu pneu acabou furando e perdeu várias colocações.
Na briga pela sexta colocação durante a volta 25, Simona de Silvestro e Raphael Matos se tocaram quando contornavam a chicane da pista de Sonoma, o brasileiro quase capotou, mas ambos seguiram na corrida.
A primeira janela para o reabastecimento e troca de pneus aconteceu a partir da volta 25. Power que liderava a prova com mais de dez segundos para Dario Franchitti que estava em segundo, foi um dos primeiros a parar e voltou a frente novamente.
Na volta 33 aconteceu a segunda bandeira amarela, Milka Duno rodou na saída da curva sete. Após três voltas com velocidade reduzida, aconteceu a relargada. Na volta 38, na freada para contornar a curva sete, Marco Andretti tocou no carro do novato John Hildebrand, que acabou ficando parado na pista ocasionando a terceira bandeira amarela. Três voltas depois o diretor de prova ordenou a relargada.
A partir da volta 55 os primeiros colocados iniciaram a janela para a segunda parada de pit-stop. Franchitti que vinha pela segunda posição foi o primeiro a parar. Power, líder da corrida até então, parou no pit duas voltas depois.
Na volta 62, o neozelandês Scott Dixon conquistou a segunda colocação após passar seu companheiro de equipe, o escocês Dario Franchitti.
Faltando dez voltas para o final surgiu mais uma bandeira amarela. Ernesto Viso acabou batendo em Bertrand Baguette, o carro do belga acabou parando no meio da pista. A bandeira verde foi acionada faltando seis voltas para o final. Will Power cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Dixon e Franchitti.
A próxima etapa do campeonato acontece neste sábado (28), em Chicago, abrindo a serie final em circuitos ovais.
| P | Piloto | Piloto | Diferença |
| 1º | Will Power | Penske | 75 voltas |
| 2º | Scott Dixon | Chip Ganassi | 0s7432 |
| 3º | Dario Franchitti | Chip Ganassi | 6s6132 |
| 4º | Ryan Briscoe | Penske | 7s8607 |
| 5º | Helio Castroneves | Penske | 10s4594 |
| 6º | Justin Wilson | Dreyer & Reinbold Racing | 10s9095 |
| 7º | Tony Kanaan | Andretti Autosport | 11s5246 |
| 8º | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 11s8938 |
| 9º | Graham Rahal | Newman Haas Racing | 17s5019 |
| 10º | Alex Lloyd | Dale Coyne Racing | 18s2069 |
| 11º | Mario Moraes | KV Racing Technology | 20s2411 |
| 12º | Marco Andretti | Andretti Autosport | 20s6759 |
| 13º | Simona de Silvestro | HVM Racing | 21s8239 |
| 14º | Alex Tagliani | FAZZT Race Team | 22s4858 |
| 15º | Vitor Meira | A J Foyt Enterprises | 24s2879 |
| 16º | Danica Patrick | Andretti Autosport | 46s1339 |
| 17º | Hideki Mutoh | Newman Haas Racing | + 1 volta |
| 18º | Takuma Sato | KV Racing Technology | + 1 volta |
| 19º | Ernesto Viso | KV Racing Technology | +1 volta |
| Não completaram a prova: | |||
| 20º | Francesco Dracone | Conquest Racing | a 4 voltas |
| 21º | Raphael Matos | De Ferran Dragon Racing | a 8 voltas |
| 22º | Milka Duno | Dale Coyne Racing | a 8 voltas |
| 23º | Bertrand Baguette | Conquest Racing | a 10 voltas |
| 24º | John Hildebrand | Dreyer & Reinbold Racing | a 38 voltas |
| 25º | Dan Wheldon | Panther Racing | a 75 voltas |




7 comentários:
Da pra ver que a equipe Penske priorizou o Power (estilo Ferrari) já que está na ponta do campeonato. Agora vamos ver nos ovais se o nosso "todo poderoso" vai manter a competitividade frente às GAnassis.
As 4 últimas corridas serão de 300 milhas em circuitos ovais de 1 milha e meia. Serão provas muito parecidas com aquelas do Kansas e do Texas, onde este ano Will Power foi muito mal (terminou em décimo segundo e em décimo quarto).
A tendência é que os carros da Ganassi e os da Penske lutem pela vitória e pela lógica Power deveria tentar chegar em quinto, torcendo para que Briscoe e Castroneves roubem vitórias e pontos do Franchitti.
O problema é que para o Power nem o quinto lugar estará garantido nessas provas, já que os carros da Andretti, Justin Wilson, Dan Wheldon e até Ed Carpenter devem vir para cima.
Aquela vitória de Edmonton que o Hélio tirou do Power e deu pro Dixon vai fazer uma falta danada.
aquela corrida de "Sono"-ma não tem nenhum sentido de se manter no calendário... Não tem público local, transmitida em tv a cabo e poucos anunciantes na pista. Só porque a Nascar corre lá. Se for assim podiam correr no misto de Daytona então, era mais vantagem comercial.
esqueci... também tem visual feio e sem pontos de ultrapassagem
engraçado é esse pessoal da Band.anunciando essa prova.principalmente aquela"pato donald"da ticiana vilas boas.vi os melhores momentos dessa prova e até q aconteceram fatos interessantes nessa corrida.mas no somatorio é aquilo q a gente vem falando dessa pista.é um PORRE!
Power sobrou nos circuitos mistos. Ontem a prova foi o espelho do que foi a temporada de mistos. Domínio absoluto do piloto da Penske.
Graças ao portal Terra acho que eu não preciso mais da Band, mas isso me dói o coração por que compromete a credibilidade dos nossos amigos,Téo José, Felipe Giaffone e Celso Miranda, é uma pena.
E fiquem de olho por que o portal Terra esta sendo incentivado por muitos para que tambem transmita a Nascar, to torcendo por isso ainda mais agora que o Nelsinho ta nesse caminho, bela sacada !!!!
Postar um comentário