Will Power vence de ponta a ponta em Sonoma.

Piloto australiano abre 59 pontos na classificação geral para Franchitti

Neste domingo foi realizado o Grande Prêmio de Sonoma, 13ª etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy. Pela quinta vez no ano, a vitória ficou com o australiano Will Power da equipe Penske. O piloto do carro Nº 12 largou na pole-position e só perdeu a liderança da prova durante as paradas para o reabastecimento e troca de pneus.

A segunda colocação ficou com o neozelandês Scott Dixon da Chip Ganassi. O grande rival de Power na temporada, o escocês Dario Franchitti foi o terceiro a cruzar a linha de chegada e se manteve na segunda colocação do campeonato, mas agora com 59 pontos de diferença para Power.

Foto: Ron McQueeney
Will Power comemora sua 5ª vitória em 2010.

Os companheiros de equipe de Power, Ryan Briscoe e Helio Castroneves chegaram na quarta e quinta colocação respectivamente. Justin Wilson foi o sexto colocado.

O brasileiro Tony Kanaan foi o sétimo, seguido de seu companheiro de equipe, Ryan Hunter Reay em oitavo. Graham Rahal foi o nono e Alex Lloyd completou a prova em décimo.

Entre os demais brasileiros, Mario Moraes ficou com a 11ª colocação e Vitor Meira foi o 15º. O mineiro Raphael Matos não completou a prova devido a um acidente.

Logo na largada, um susto, após o início da prova onde os pilotos estavam totalmente desalinhados, Dan Wheldon tocou no belga Bertrand Baguette e acabou capotando. A bandeira amarela foi agitada imediatamente. A relargada aconteceu na volta cinco sem nenhum problema.

Na parte inicial da prova o momento de mais emoção aconteceu em torno da volta 18 quando o canadense Alex Tagliani que vinha pela quarta colocação começou a ter problemas na pressão de seu pneu, segurando seus adversários até quando pode, mas na seqüência seu pneu acabou furando e perdeu várias colocações.

Na briga pela sexta colocação durante a volta 25, Simona de Silvestro e Raphael Matos se tocaram quando contornavam a chicane da pista de Sonoma, o brasileiro quase capotou, mas ambos seguiram na corrida.

Foto: Ron McQueeney
Simona e Raphael se estranharam na pista, mas os dois seguiram na prova.

A primeira janela para o reabastecimento e troca de pneus aconteceu a partir da volta 25. Power que liderava a prova com mais de dez segundos para Dario Franchitti que estava em segundo, foi um dos primeiros a parar e voltou a frente novamente.

Na volta 33 aconteceu a segunda bandeira amarela, Milka Duno rodou na saída da curva sete. Após três voltas com velocidade reduzida, aconteceu a relargada. Na volta 38, na freada para contornar a curva sete, Marco Andretti tocou no carro do novato John Hildebrand, que acabou ficando parado na pista ocasionando a terceira bandeira amarela. Três voltas depois o diretor de prova ordenou a relargada.

A partir da volta 55 os primeiros colocados iniciaram a janela para a segunda parada de pit-stop. Franchitti que vinha pela segunda posição foi o primeiro a parar. Power, líder da corrida até então, parou no pit duas voltas depois.

Na volta 62, o neozelandês Scott Dixon conquistou a segunda colocação após passar seu companheiro de equipe, o escocês Dario Franchitti.

Faltando dez voltas para o final surgiu mais uma bandeira amarela. Ernesto Viso acabou batendo em Bertrand Baguette, o carro do belga acabou parando no meio da pista. A bandeira verde foi acionada faltando seis voltas para o final. Will Power cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Dixon e Franchitti.

Foto: Ron McQueeney
Power foi o sexto vencedor diferente em Sonoma.

A próxima etapa do campeonato acontece neste sábado (28), em Chicago, abrindo a serie final em circuitos ovais.

P

Piloto

Piloto

Diferença

Will Power

Penske

75 voltas

Scott Dixon

Chip Ganassi

0s7432

Dario Franchitti

Chip Ganassi

6s6132

Ryan Briscoe

Penske

7s8607

Helio Castroneves

Penske

10s4594

Justin Wilson

Dreyer & Reinbold Racing

10s9095

Tony Kanaan

Andretti Autosport

11s5246

Ryan Hunter-Reay

Andretti Autosport

11s8938

Graham Rahal

Newman Haas Racing

17s5019

10º

Alex Lloyd

Dale Coyne Racing

18s2069

11º

Mario Moraes

KV Racing Technology

20s2411

12º

Marco Andretti

Andretti Autosport

20s6759

13º

Simona de Silvestro

HVM Racing

21s8239

14º

Alex Tagliani

FAZZT Race Team

22s4858

15º

Vitor Meira

A J Foyt Enterprises

24s2879

16º

Danica Patrick

Andretti Autosport

46s1339

17º

Hideki Mutoh

Newman Haas Racing

+ 1 volta

18º

Takuma Sato

KV Racing Technology

+ 1 volta

19º

Ernesto Viso

KV Racing Technology

+1 volta

Não completaram a prova:

20º

Francesco Dracone

Conquest Racing

a 4 voltas

21º

Raphael Matos

De Ferran Dragon Racing

a 8 voltas

22º

Milka Duno

Dale Coyne Racing

a 8 voltas

23º

Bertrand Baguette

Conquest Racing

a 10 voltas

24º

John Hildebrand

Dreyer & Reinbold Racing

a 38 voltas

25º

Dan Wheldon

Panther Racing

a 75 voltas


7 comentários:

Anônimo disse...

Da pra ver que a equipe Penske priorizou o Power (estilo Ferrari) já que está na ponta do campeonato. Agora vamos ver nos ovais se o nosso "todo poderoso" vai manter a competitividade frente às GAnassis.

Anônimo disse...

As 4 últimas corridas serão de 300 milhas em circuitos ovais de 1 milha e meia. Serão provas muito parecidas com aquelas do Kansas e do Texas, onde este ano Will Power foi muito mal (terminou em décimo segundo e em décimo quarto).

A tendência é que os carros da Ganassi e os da Penske lutem pela vitória e pela lógica Power deveria tentar chegar em quinto, torcendo para que Briscoe e Castroneves roubem vitórias e pontos do Franchitti.

O problema é que para o Power nem o quinto lugar estará garantido nessas provas, já que os carros da Andretti, Justin Wilson, Dan Wheldon e até Ed Carpenter devem vir para cima.

Aquela vitória de Edmonton que o Hélio tirou do Power e deu pro Dixon vai fazer uma falta danada.

Honda Accord disse...

aquela corrida de "Sono"-ma não tem nenhum sentido de se manter no calendário... Não tem público local, transmitida em tv a cabo e poucos anunciantes na pista. Só porque a Nascar corre lá. Se for assim podiam correr no misto de Daytona então, era mais vantagem comercial.

Anônimo disse...

esqueci... também tem visual feio e sem pontos de ultrapassagem

leonardo-pe disse...

engraçado é esse pessoal da Band.anunciando essa prova.principalmente aquela"pato donald"da ticiana vilas boas.vi os melhores momentos dessa prova e até q aconteceram fatos interessantes nessa corrida.mas no somatorio é aquilo q a gente vem falando dessa pista.é um PORRE!

Natanael disse...

Power sobrou nos circuitos mistos. Ontem a prova foi o espelho do que foi a temporada de mistos. Domínio absoluto do piloto da Penske.

Alexandre Lourenço -SP disse...

Graças ao portal Terra acho que eu não preciso mais da Band, mas isso me dói o coração por que compromete a credibilidade dos nossos amigos,Téo José, Felipe Giaffone e Celso Miranda, é uma pena.
E fiquem de olho por que o portal Terra esta sendo incentivado por muitos para que tambem transmita a Nascar, to torcendo por isso ainda mais agora que o Nelsinho ta nesse caminho, bela sacada !!!!

Postar um comentário

 
Clicky Web Analytics