Calendário 2011 é divulgado com algumas novidades.

Temporada do ano que vem mantém 17 eventos a serem realizados.


Em sua reta final da temporada 2010, onde disputam o título o australiano Will Power com 17 pontos de vantagem na classificação geral sob o escocês Dario Franchitti, a direção da Fórmula Indy divulgo na tarde de hoje no circuito oval de Milwaukee o calendário da temporada 2011.

Assim como nos últimos três anos, a categoria manteve o número de 17 datas para a realização das corridas. As principais novidades para este ano foram o retorno das pistas ovais de New Hampshire e Milwaukee, além da estréia da pista de rua na cidade de Baltimore, no estado de Maryland.

Outra novidade que resgata a tradição do automobilismo de fórmula nos Estados Unidos é com elação a etapa do Texas, que será disputada em duas baterias na noite do dia 11 de junho. Ao longo da história, 17 provas já foram disputadas nestes moldes entre as décadas de 60 e 80.

Houve uma diminuição nas corridas a serem disputadas com luz artificial, ou seja, à noite. Em 2011 apenas dois eventos serão noturnos, Texas que já se tornou tradição e pela primeira vez a pista de Iowa sediará uma corrida à noite na Fórmula Indy. A corrida brasileira da Fórmula Indy passou para o dia 1º de maio, nas ruas de São Paulo.

Mesmo com este anúncio oficial, uma data e um local ainda estão em aberto. A última etapa da temporada 2011 será definida ainda este mês e certamente será em uma pista oval que já recebeu a Fórmula Indy, em Las Vegas ou Fontana.

Para o presidente da Fórmula Indy, o calendário da categoria é desafiador. “Foi importante que a categoria continue com um equilíbrio entre pistas ovais e mistas para manter a tradição do calendário mais diversificado de corridas no mundo. Queremos ter os melhores pilotos do mundo e é importante que nosso calendário verdadeiramente desafie o melhor em ovais curtos, Speedway (ovais longos), circuitos temporários (rua) e mistos permanentes”, comentou Randy Bernard.

A escolha pela apresentação do calendário no circuito de Milwaukee foi devido a uma comemoração. “Como amanhã marca o aniversario de 107 anos da primeira corrida realizada em Milwaukee, é apropriado que anunciemos nosso calendário de 2011 neste local hoje. Todos apreciamos o legado e a herança deste esporte, olhando todas as novas oportunidades que faremos crescer”, disse o presidente da IndyCar Series, Randy Bernard.

Confira o calendário de 2011 da Fórmula Indy

1ª Etapa: 27/03 - Saint Petersburg (rua)
2ª Etapa: 10/04 - Barber Motorsports Park (misto)
3ª Etapa: 17/04 - Long Beach (rua)
4ª Etapa: 01/05 - São Paulo (rua)
5ª Etapa: 29/05 - 500 milhas de Indianápolis (oval)
6ª Etapa: 11/06 - Texas Motor Speedway (oval)
7ª Etapa: 19/06 - Milwaukee Mile (oval)
8ª Etapa: 25/06 - Iowa Speedway (oval)
9ª Etapa: 10/07 - Toronto (rua)
10ª Etapa: 24/07 - Edmonton City (misto)
11ª Etapa: 07/08 - Mid-Ohio Sports (misto)
12ª Etapa: 14/08 - New Hampshire (oval)
13ª Etapa: 28/08 - Sonoma (misto)
14ª Etapa: 04/09 - Baltimore (rua)
15ª Etapa: 18/09 - Motegi (oval)
16ª Etapa: 02/10 - Kentucky (oval)
17º etapa: 16/10 - dia e local a serem definidos

37 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito não...
Deviam botar Las Vegas E Fontana no fim pra ficar melhor...
17 é muito pouco...

Renato Gonzales disse...

Pois é, continuo não muito feliz com esse calendário. É legar ter Milwaukee e New Hampshire de volta, mas só ficarei 100% satisfeito quando tivermos o retorno daqueles "cenários absolutamente tradicionais" (Michigan, Elkhart Lake, Portland, Cleveland, Laguna Seca, Surfers Paradise,etc).

Sobre a dúvida entre Vegas e Fontana, eu fico com o super oval da Califórnia. Aliás, Jackson, Randy Bernard errou quando disse nesse depoimento que o calendário conta com os chamados super speedways. Para mim, não existem ovais longos no atual cenário, e por isso que peço tanto para Michigan e Fontana entrarem.

Eu também começo a achar que existem muitos circuitos de rua...6 contra 3 mistos permanentes? Não é nada equilibrado.

Observo que o calendário não será muito bom para o telespectador que assiste a Indy apenas pela Band aberta. As corridas noturnas de sábado permitiam que a emissora "se recuperasse" da não exibição de domingos, quando o horário bate com o futebol. Como em 2011 serão só duas corridas noturnas (e lá pelo meio do ano), será preciso bastante paciência. Eu felizmente conto com o BandSports, mas lamento por aquele fã que só conta com o sinal aberto.

Algo que prejudica muito é a variação de horários da categoria (provas podem começar desde 14:00 de domingo, como Indianápolis, passando por 16:00 como Mid Ohio, até 19:00 como Sonoma, aí por causa da Califórnia). A Nascar é muito mais feliz nesse aspecto, pois regulou o horário das suas corridas para, em geral, sempre domingos, 14:00. Acho que a Indy devia fazer o mesmo (pode até ser antes ou depois dessa faixa, mas estabelecer um horário padrão melhora até pra transmissão de TV). Se, por um acaso, a Indy resolvesse correr sempre às 13:00 de domingos, por exemplo, seria uma benção para os fãs brasileiros.

Agora, já vamos começar a torcer pelo calendário 2012. Foi muito legal o esforço de Randy Bernard por Milwaukee, por exemplo. Poucos acreditavam que ele reuniria um promotor para a corrida, e ele conseguiu. Qual será o próximo esforço dele? Na minha opinião, a prioridade deve ser mesmo Elkhart Lake, ainda que fique no mesmo estado de Wisconsin.

Thiago Augusto Barbosa disse...

Fraco, muitos circuitos de rua, não sou muito fã de mistos e circuitos de rua, eles reduzem muito as disputas, New Hampshire vai ser um festival de amarelas com esse bando de braço duro do pelotão do fundo(Milka, Viso, Mutoh...) Apesar de gostar muito do oval de Vegas, estou torcendo para que seja decido em Fontana, mas bem que poderiam abrir uma data ai pra pra acomodar as duas provas, seria otimo.

Luiz Filipe Dias Genesi disse...

Prefiro Fontana no final, e também concordo que esse calendário está muito desequilibrado em relaçao aos mistos e ovais. Mas fiquei feliz por Milwaukee Mile retornar a categoria. Só está faltando um oval antes de Indianapolis isso sim.
E Sonoma vai continuar dando sono no pessoal, e saco...

Anônimo disse...

[Anonimo RJ]

o chato é esse circuito do Alabama (O Barber Motorsports). A corrida nesse circuito foi muito chata, parecia uma corrida de F1, só haviam dois pontos para ultrapassagens e isto não combina com a caracteristica altamente competitiva da Indy. Eles deviam retirar esse Barber Motorsports e deixarem o oval de Chicago. Foi chato tirarem esse oval e deixarem o misto do Alabama.

Lucas disse...

ouvi dizer q a Indycar quer total independencia da nascar...ou seja, ela não predente masi correr em nenhma pista da nascar, isso prova a saida de Chicagoland, Homestead, Richmond e por ae vai...

Anônimo disse...

Podiam tirar Edmonton também. Nada se compara a Cleveland.
Também acho desequilibrada essa quantidade de circuitos de rua e misto perto dos ovais.

Anônimo disse...

Mas se o calendario ta assim, a gente não pode deixar de agradecer ao pessoal da NASCAR por isso.
Vlw NASCAR! Vcs SUCKS A LOT!!!! ¬¬"

Roberto Guerreiro disse...

Dançamos... A Band não vai transmitir pelo menos umas 13 corridas das 17. Apenas a São Paulo Indy 300, as duas corridas noturnas e as 500 milhas de Indianápolis... Com isso, se não é pela etapa de São Paulo, a F. Indy teria acabado!!!

Anônimo disse...

Se for pra cortar a Indy500 no meio da transmissçao pra mostrar futebol, é melhor nem transmitir!
O jeito é torcer pro Terra continuar transmitindo ano q vem.

Renato Gonzales disse...

Com relação às 500 milhas, li no colunista Flávio Ricco que a direção da Band foi muito cobrada pelo corte neste ano e que não vai mais permitir interrupção em 2011. Pelo menos em termos de discurso, tá bonito...

Mas há um detalhe importante: Randy Bernard disse que tem intenção de mudar o horário das 500 milhas para 11 da manhã nos EUA (12:00 de Brasília). Ajudaria bastante.

Claro que a Nascar prejudica os interesses da Indy, mas também deve-se levar em conta que ela só cresceu tanto assim pela divisão da própria Indy.

E, num aspecto, a Nascar está de parabéns: corre em todos os grandes autódromos ovais americanos. Algo que talvez ela não deveria era ter "negócios" com uma empresa que administra alguns desses locais (no caso, a International Speedway Corporation, que é dona de Watkins Glen, Chicago, Miami, Michigan, Fontana, Kansas).

Eu ainda faria acordos com a ISC, pois as pistas são boas para a Fórmula Indy. Mas para 2011 isso não vai ocorrer.

Anônimo disse...

Renato, não é o caso da NASCAR ter negócios com a ISC, mas o fato é que tanto a NASCAR quanto a ISC pertencem aos mesmos donos, ou seja, a família France. Então nada mais natural que os circuitos da ISC tenham prioridade dentro do calendário da NASCAR.

Renato Gonzales disse...

Mas aí está o ponto, caro anônimo: os circuitos da ISC fizeram boa promoção das corridas da Fórmula Indy nos últimos anos?

Kansas e Glen estavam vazios.

Em tese, qualquer circuito deveria cuidar bem de qualquer produto que passasse por ele...não apenas um (no caso, a Nascar).

Essa é a bronca dos dirigentes da Indy.

Alexandre Lourenço disse...

Eu apenas quero dizer que 17 corridas é muito pouco,teria que ter pelo menos umas 19 provas ja que temos que considerar o fato que em algumas destas que não estarão em 2011 são pelo fato do baixíssimo publico local, será que se um 2011 alguma destas pistas do calendário tiver o problema de baixo publico esta tambem será deixada em 2012?

Leo disse...

Essa atual f-indy é ruim d+, um ou outro piloto se salva alem de ser sempre os mesmos q disputa o titulo (penske/ganassi), os circuitos ovais são parecidos e sem tradição, os 3 circuitos mistos são uma droga e os de rua simples e parecidos d+(exeto baltimore q não conheço) alem de um carro ultrapassado, mas assisto porque fã é foda, acompanha nas melhores e nas piores fases, e estou otimista com o progresso que a indy passa, saiu da estaca -1 para a estaca 0. virá um novo carro o calendario ira almentar e novas (velhas) corridas (re)apareceram e novos pilotos surgirão por ai, já que se não fosse o talento do Power, era mais um titulo escoces.
apesar das minhas criticas são mais um desabafo de "torcedor irritado com a situação ruim do seu time". torço muito para q um dia essas criticas sejam apagadas pelo verdadeiro show que a indy merece tomare que seja logo em 2012.
sobre o calendário, prefiro do Jackson.

Anônimo disse...

Estava conferindo os calendários 2011 da Nascar no link abaixo:
http://sports.yahoo.com/nascar/blog/from_the_marbles/post/NASCAR-releases-full-surprising-frustrating-201?urn=nascar-263543

Chamo a atenção para alguns fatos:

- A divisão principal da Nascar, a Sprint Cup, só correrá 1 vez por ano a partir de 2011 em Fontana, no California Speedway, ao invés de 2 vezes como vinha sendo feito. Assim, eles correrão lá em 27 de Março e depois disso só em 2012. Por isso não há qualquer problema de data para uma prova da Indicar ali em 16 de outubro de 2011 ou até mais adiante.

- Por outro lado, em 15 de outubro de 2011 a Nascar Craftsman Truck Series correrá no Las Vegas Motor Speedway. Se a corrida da Indycar ocorrer ali no dia seguinte será necessário um certo esforço maior para acomodar todo mundo no circuito e para compatibilizar as programações de ambas as categorias.

- O Kansas Speedway deve ter chutado a Indycar porque conseguiu incluir uma segunda corrida da Nascar Sprint Cup, que acontecerá em 5 de Junho. Por isso acredito que a prova da Indycar do final de Abril ou começo de Maio foi expurgada do calendário, para dar tempo do circuito se preparar melhor para a Nascar.

- O Chicagoland Speedway mudou a data da sua prova da Nascar Sprint Cup de meados de Julho para meados de Setembro. Com isso a prova da Indycar do final de Agosto ou começo de Setembro dançou.

Christian Fortunato disse...

Sinceramente, não gostei do calendário de 2011. Acho que deveria ter 18 etapas, pelo menos, e a temporada terminasse, no mínimo, final de outubro.
Se tirasse as corridas de Saint Peterburg, Sonoma, Edmonton e Barber, colocando Sufer's Paradise, Elkart Lake, Cleveand e Laguna Seca o calendário ficaria mais bacana!

Christian Fortunato disse...

Sinceramente, não gostei do calendário de 2011. Acho que deveria ter 18 etapas, pelo menos, e a temporada terminasse, no mínimo, final de outubro.
Se tirasse as corridas de Saint Peterburg, Sonoma, Edmonton e Barber, colocando Sufer's Paradise, Elkart Lake, Cleveand e Laguna Seca o calendário ficaria mais bacana!

leonardo-pe disse...

é quase unanimidade a"volta"destes circuitos tradicionais(do qual tambem quero de volta.acrescento Vancouver no traçado ORIGINAL.não o inventado por greg moore).agora,11 da manhã a INDY 500?se fizer a lua q fez esse ano,com 30 voltas,boa parte abandona!e cá pra nós:só duas ou 3 provas q a BAND vai transmitir.assim nem eu quero ser fã da indy.

Anônimo disse...

E A ULTIMA VAGA ESTA ENTRE LAS VEGAS E FONTANA PELO Q ME LEMBRO

Andre disse...

Eu gostei muito dos circuitos ovais. Tourço para que Fontana prevaleça. Mas os mistos estão uma desgraça.

Jackson Lincoln Lopes disse...

Fico feliz que tivemos muitos comentários e ninguém fugiu do assunto.

Bem, vamos por partes.

A chamada década de ouro na Indy, em meados dos anos 90, o calendário era composto de 16 a 17 provas, então, o número de provas não é ruim. Claro que no final dos anos 90, a CART chegou a ter 20 provas, mas será que isso não ajudou para sua falência? Porvas sem rentabilidade alguma como o oval de Chicago em que a própria CART pagou tudo em 2002.

Penso que 17 provas é um bom número. Alguns meses atrás quando antecipamos as saídas de Glen e Kansas, Randy Bernard afirmou que prefiria fazer um calendário com 17 provas que de uma rentabilidades do que arriscar fazer 20 provas ou mais que não tem garantias, o que acho um grande acerto.

O maior problema mesmo são as pistas escolhidas. Penso também que os ovais melhoram em relação a este ano, principalmente se entrar Fontana ao invés de Vegas. Claro que foi uma pena Chicago sair, o oval que proporcionou as melhores corridas neste traçado nos últimos dois anos em meu modo de ver. Mas por exemplo, neste ano tivemos 4 ovais idênticos (Kansas, Texas, Chicago e Kentucky), ano que vem serão apenas Kentucky e Texas, talvez Vegas. Milwaukee e New Hampshire é diferente, embora olhando o desenho pareçam iguais, mas Milwaukee tem um raio de curva maior. Indianápolis e Fontana então, sem comentários, diferentes de todos do calendário.

O que matou mesmo são as mistas. No lugar de Mid-Ohio tivesse Cleveland, no lugar de Sonoma tivesse Laguna Seca e no lugar de Barber, tivesse Elkhart Lake, seriabem melhor.

Em um primeiro momento tinha achado muito ruim, mas olhando com mais calma e analisando geograficamente, não é tão ruim.

O mais legal, é que tudo o que vinhamos conversando aqui no Blog aconteceu, isso prova que entendemos um pouco da coisa.

Anônimo disse...

Confira o calendário de 2011 da Fórmula Indy. No meu ponto de vista

1ª Etapa: 27/03 - Long Beach (rua)
2ª Etapa: 10/04 - Porthand (misto)
3ª Etapa: 17/04 - Cleveand (misto)
4ª Etapa: 01/05 - São Paulo (rua)
5ª Etapa: 29/05 - 500 milhas de Indianápolis (oval)
6ª Etapa: 11/06 - Texas Motor Speedway (oval)
7ª Etapa: 19/06 - Milwaukee Mile (oval)
8ª Etapa: 25/06 - Montreal (rua)
9ª Etapa: 10/07 - Toronto (rua)
10ª Etapa: 24/07 - Elkart Lake (misto)
11ª Etapa: 07/08 - Mid-Ohio Sports (misto)
12ª Etapa: 14/08 - 500 Milhas de Michigan (oval)
13ª Etapa: 28/08 - Surfer's Paradise (rua)
14ª Etapa: 04/09 - Baltimore (rua)
15ª Etapa: 18/09 - Motegi (oval)
16ª Etapa: 02/10 - Kentucky (oval)
17º etapa: 16/10 - Las Vegas ou Fontana (Oval)

Anônimo disse...

Ops, o calendário que citei acima não é oficial. É uma simuação minha como deveria ser a temporada de 2011 da Indy.

Luiz Filipe Dias Genesi disse...

Bom mesmo seria se colocassem Nazareth antes de Indianápolis. Mas a ISC fechou a pista, que serviria muito bem hoje em dia pra Indy.

Alexandre Lourenço disse...

Bom acho que para ter um publico garantido fora dos EUA, não descartaria uma prova no México lá no parque Fundidora, mexicano ama a Indy e acho que não rolou essa prova no calendário por questões de crise mexicana mesmo, mas seria uma boa não acham?

leonardo-pe disse...

Alexandre Lourenço:o México anda tão ruim financeiramente falando q mesmo o povo sendo apaixonado pela indy,não iria lotar o circuito"hermanos rodrigues".2o:não tem piloto"da casa".o mais famoso(q não era isso tudo)era o Adrian Fernandez.Jackson lopes:esse assunto tem"pano na manga"(uma giria nordestina).fica difícil fugir dele.é óbvio q não agrada certos circuitos.discordo de mid-ohio.é um circuito tecnico e simpatico.no resto,o Randy Bernard,está no caminho certo.é o q falo:essa indy tem cada vez mais a cara da CART!

Anderson disse...

Não gostei... Tirar Chicago vai fazer a temporada perder muito, mas entendo as causas disso. Agora é torcer para que as novas e que estão retornando proporcionem boas corridas. Não adianta nada colocar a categoria em regiões com bom mercado mas em pistas ruins ou com corridas chatas.

Unknown disse...

Na minha opnião, as partes q o pessoal nao gostou do calendário é uma mal necessário.

Honda Powered by disse...

Sonoma é um lixo... Não atrai ninguém nem no autódromo nem transmitida na tv. Não sei por que correr lá. Em Barber também não tinha muito público... O que o pessoal vai ter que se esforçar vai ser atrair o público em tempos de vacas magras. Acho que no futuro não vai ter jeito não. Vão ter que correr fora dos EUA.

Alexandre Lourenço disse...

O negócio é a IRL correr onde for bem recebida mesmo, acho que ainda teremos muitas mudanças nesse calendário nos proximos anos até que tudo se estabilize, isto é ,correr em pistas onde dá publico.Esse processo vai ser um pouco demorado mas quando se firmar , dificilmente mudará.

Luiz Filipe Dias Genesi disse...

Mas temos um problema, Michigan. Está faltando essa maravilhosa pista no calendário. E ela pertence a ISC, que acabou de tomar um chega pra lá e a direção da Indy se aproxima cada vez mais da concorrente MSI.
Será que a volta de Michigan pode ser afetada por causa desse fato?

leonardo-pe disse...

concordo Luiz F.D.Genesi!gosto mais desse oval de michigan do q de indianápolis.é nesse oval cujas velocidades PASSAM DOS 375 KM!

Natanael disse...

O oval de Nazareth não existe mais e se fosse pra correr no México, que se andasse em Hermanos Rodriguez. Monterrey (Parque Fundidora) é muito chato na minha opinião. E em Barber tinha bastante gente esse ano, ao menos foi essa impressão na transmissão da corrida. Bom, agora não adianta ficar pensando das pistas A,B ou C. A Indy oficializou o calendário e são essas provas que tem a ser disputadas. Eu só não entendo por que não voltar a Surfers Paradise que sempre arrastou um mar de gente no fim de semana da prova. Se a rentabilidade da prova depende do público presente a prova na Austrália não pode ser considerada prova que vá dar prejuízo

Renato Gonzales disse...

A coletiva de imprensa em que o Randy Bernard avisou o calendário foi ainda marcante por um dado: ele anunciou que o nome IRL deixa de ser usado oficialmente a partir de 1 de janeiro de 2011.

A categoria, agora, volta a adotar o nome Indy Car. Na verdade, nunca deveria ter se dividido, passando a ser conhecida por duas nomenclaturas distintas (CART X IRL).

leonardo-pe disse...

essas nomenclaturas,foram"criadas"pelo"Jenio"(com J mesmo)tony george.na verdade,a mando do bernie eclestone,queria acabar com a vitoriosa indy.os 2 se acabaram.veja a F1 na mão deles.uma perda enorme de fãs.o tony,bem,nem sei por onde anda!

Regivaldo disse...

Essas corridas de misto estraga tudo deveria ter só oval e algumas de rua que não são muito boa mas da pra ver

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